sábado, 2 de junho de 2012

Moradores da região relatam a saga de chegar ao trabalho



Síssi Pucciariello
Atualizado às 13 horas

Um, dois, três; respire fundo. A greve dos funcionários do Metrô de São Paulo atrapalha a vida de mais de 4 milhões de trabalhadores nesta quarta-feira. Com a promessa de que as linhas funcionariam nos horários de pico, muitos deles resolveram arriscar.

Como o acordo não se cumpriu, a população está se virando como pode. Na Baixada Santista, muitas pessoas estão rachando táxi para chegar ao destino. Com tantas filas e tempo de espera, as redes sociais na internet estão cheias de desabafo. 

O especialista em tecnologia de operações, Maurício de Soza Canavese, enviou e-mail à redação de A Tribuna On-line relatando os transtornos com a paralisação na Capital. Ele trabalha em São Paulo, na Região da Avenida Paulista, e, normalmente, vai de ônibus fretado até a estação Imigrantes e, de lá, pega o metrô até a estação Brigadeiro. 

"Hoje, com a greve, o fretado saiu de Santos uma hora antes do horário de costume, às 5 da manhã. Chegando à estação Imigrantes ficou todo mundo perdido, havia a expectativa de que o metrô estivesse funcionando no horário de pico, mas que nada, as linhas estão funcionando, mas apenas nas regiões centrais, ou seja, ninguém consegue chegar ao metrô para poder utilizá-lo".

Para chegar ao trabalho, ele tentou chamar um táxi, que tem convênio com a empresa dele. No entanto, não havia carros disponíveis. No final das contas, acabou rachando um táxi, que, por acaso, estava passando, com outros colegas de fretado. "Um trajeto que levaria uns 15 minutos, levou mais de 40, pois o trânsito está um caos".

Elton F. Barone também sobe de fretado todos os dias e utiliza a estação Santos-Imigrantes rumo à estação das Clínicas. Hoje, ele chegou a se deslocar até o Jabaquara. Mas, de lá, pegou um ônibus de volta para casa.  "Já estou na Imigrantes de volta, e devo chegar em casa mais rápido do que se fosse de táxi ou ônibus para meu trabalho. Hoje, o home-office será mais produtivo. Só subi porque falaram que as linhas iam funcionar durante os horários de pico, mas não aconteceu. Lamentável".

Tudo parado
Pelo Facebook de A Tribuna, Loraine Gabrielle Guedes Burgos postou: "Estou mais de uma hora em um ônibus tentando chegar à estaçao Ana Rosa, o ônibus mal anda, está tudo congestionado por aqui". 

A analista de sistemas Célia Diniz de Souza relatou que o trajeto que costuma fazer de Santos a Vila Olímpia, em São Paulo, em 1h30, hoje durou 4 horas. "O pior ´é que escutei no rádio que ninguém vai ceder. A população que se vire!" 

Envie seu relato 

Se você está enfrentando dificuldades para se locomover em São Paulo, nesta quarta-feira, mande o seu relato para o e-mail digital@atribuna.com.br, com o assunto Greve em SP. Não se esqueça de colocar o nome completo, profissão e cidade onde mora.

Matérias relacionadas

Nenhum comentário: