sábado, 2 de junho de 2012

Estação Morumbi poderá ser fechada na saída de grandes jogos, diz Metrô Medida de segurança será tomada para evitar tumulto entre torcidas. Estação da Linha 17 deverá ser inaugurada em 2015, em SP



Do G1 SP
1 comentário
A futura Estação Morumbi da Linha 17-Ouro do Metrô de São Paulo poderá ser fechada por medida de segurança na saída dos torcedores de grandes jogos de futebol no estádio do Morumbi, na Zona Sul. A informação é do diretor de Planejamento do Metrô, Mauro Biazotti. Segundo ele, a decisão, que será sempre tomada no dia do evento, obedecerá a uma recomendação da Polícia Militar para evitar tumultos. A medida é necessária porque a Estação Morumbi do monotrilho ficará a cerca de 400 metros do estádio, não havendo espaço necessário para dispersão do público com segurança.
“É uma questão de segurança pública e não tem nada a ver com o operador, que obedece a recomendações de segurança”, disse. A medida, segundo Biazotti, não deverá ser adotada na Estação Corinthians-Itaquera, da Linha 3-Vermelha, que fica a 1 km do futuro estádio do Corinthians, em Itaquera, na Zona Leste. A distância é suficiente para a diluição do público.
O fechamento da Estação Morumbi está prevista, por enquanto, apenas na saída dos jogos – a PM deverá analisar o que será feito em dias de shows na arena após a inauguração da estação, prevista para 2015. Com isso, os torcedores precisarão caminhar até as futuras estações São Paulo-Morumbi, da Linha 4-Amarela do Metrô, ou Paraisópolis, da Linha 17. Ambas ficarão a 1 km do estádio do Morumbi. A chegada ao estádio poderá ser feita normalmente pela Estação Morumbi da do monotrilho.
“Na chegada não há problema, já que muita gente chega ao estádio antes, para garantir um bom lugar. O afluxo é feito de forma bem distribuída. Na saída é que pode haver tumulto. Na saída de jogos, não havendo possibilidade de diluir esse público, maior que a capacidade do Metrô de absorção, [a medida seria tomada] para evitar tumulto e risco a usuários, diante de torcidas mais exaltadas”, explicou Biazotti.

Nenhum comentário: