sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Trânsito de SP recebe nota 2,8, revela pesquisa Ibope



Trânsito de SP recebe nota 2,8, revela pesquisa Ibope
População reprova lentidão e apresenta sugestões; cresce índice dos que usariam o transporte coletivo
Naiana Oscar, do Jornal da Tarde
Tamanho do texto? A A A A
Componentes.montarControleTexto("ctrl_texto")
SÃO PAULO - Nem a restrição aos caminhões nem os pacotes anticongestionamento adotados pela Prefeitura de São Paulo desde o início do ano fizeram o paulistano melhorar a avaliação do trânsito na capital. Uma pesquisa do Ibope, encomendada pelo Movimento Nossa São Paulo, revelou que, numa escala de zero a dez, o trânsito recebeu nota 2,8 - dois décimos a menos que a registrada em 2007.

Veja também:
Os resultados da pesquisa Ibope
Dossiê Estado: os números do trânsito na capital
Pesquisa mostra como os paulistanos se locomovem
Como alternativa, projetos incentivam a carona

No mesmo período, a pesquisa mostrou queda à rejeição dos moradores da capital ao uso dos transportes públicos. No ano passado, 21% dos entrevistados disseram que não usariam ônibus em hipótese nenhuma. Agora, o porcentual caiu para apenas 3%. No metrô, o recuo foi de 18% para 8% e na CPTM, de 19% para 11%."Isso é um sinal de que estamos perto da saturação", diz Horácio Figueira, consultor de trânsito e presidente da Associação Brasileira de Pedestres. "As pessoas estão demorando o mesmo tempo para fazer o trajeto de ônibus ou de carro." A pesquisa mostrou que o tempo do deslocamento do paulistano até o trabalho ou até a escola aumentou de uma hora e quarenta minutos para duas horas, no mesmo período.No levantamento, os entrevistados também tiveram oportunidade de indicar soluções para o caos no trânsito. As mais cotadas foram a construção de corredores de ônibus, a ampliação das linhas de metrô e o aumento na frota de coletivos. Entre os especialistas, há os que apóiam e os que discordam das sugestões da população.Para o consultor e especialista em inteligência estratégica Jorge Hori, todas essas medidas são "ilusórias" e não vão resolver o problema do trânsito na cidade. Segundo ele, os congestionamentos só vão diminuir quando as pessoas tiverem de se deslocar menos, morando mais perto do trabalho, por exemplo. "O aumento da frota de veículos é uma conseqüência da desordem no deslocamento e não uma causa."Figueira coloca-se como um defensor das pistas exclusivas para ônibus. Ele só mudaria um detalhe na sugestão dos paulistanos. Em vez de construir corredores, o poder público deveria investir em faixas para ônibus - "custam menos e são criadas com mais facilidade". "A sociedade sabe o que precisa mudar, tanto que priorizou os corredores e não o aumento da frota de ônibus", disse.O estudo foi apresentado ontem, no Dia Mundial Sem Carro, aos candidatos à Prefeitura. O Ibope ouviu 805 pessoas, com mais de 16 anos, entre 5 e 11 de setembro. Segundo a diretora-executiva do instituto, Márcia Cavallari Nunes, a proximidade das eleições pode ter influenciado as respostas. "Ano passado, os problemas não estavam sendo discutidos com tanta freqüência." A pesquisa tratou de temas como locomoção e poluição. A melhor avaliação foi para qualidade de vida:



Trânsito mata em média 4,3 pessoas por dia em São Paulo

http://www.fretadozonaleste.com.br

Trânsito mata em média 4,3 pessoas por dia em São Paulo
Em 2007, exatas 1.566 pessoas morreram no trânsito, um aumento de 5,3% em relação ao ano anterior
Diego Zanchetta e Rodrigo Brancatelli, de O Estado de S. Paulo
Tamanho do texto? A A A A
Componentes.montarControleTexto("ctrl_texto")
SÃO PAULO - Todos os dias, de segunda a segunda, mês a mês, o trânsito de São Paulo mata em média 4,3 pessoas e fere com alguma gravidade pelo menos outras 72. Uma "epidemia" que, na cidade, faz mais vítimas fatais que aids, insuficiência cardíaca, miocardiopatias, insuficiência renal, doenças de sangue e tuberculose e é quase idêntica às mortes por doenças do sistema nervoso ou mesmo homicídios. São 2 pedestres, 1,3 motociclista, 0,8 condutor/passageiro e 0,2 ciclista mortos. Todos os dias.

Em 2007, exatas 1.566 pessoas perderam a vida no trânsito paulistano, um aumento de 5,3% em relação a 2006. Foram 736 pedestres, 281 motoristas e passageiros, 466 motociclistas e 83 ciclistas - para efeito de comparação, 4 mil soldados americanos morreram na guerra do Iraque ao longo de cinco anos de combate. Em todo o Reino Unido, morrem 8 pessoas por dia, por causa do trânsito. Em Nova York, 0,7.

Comparando 2006 com 2007, os motociclistas foram os mais penalizados, com um aumento no número de mortes na casa dos 22,5%. Já comparando o período entre 2004 e o ano passado, são os ciclistas que colecionam recordes. As mortes saltaram de 51 para 83, acréscimo de 62,7%.

Os dados fazem parte de um levantamento da Secretaria de Transportes, obtido com exclusividade pelo Estado, com base em laudos do Instituto Médico-Legal, boletins de ocorrência da Secretaria de Segurança Pública e relatórios de investigação de acidentes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de 2007. É uma das mais completas radiografias já publicadas sobre quem morre, como morre, onde morre, quando morre e por quê. Esses dados e as informações referentes a 2008 não foram divulgados oficialmente porque, segundo um funcionário do órgão, "não são favoráveis".

Quem se recusa a divulgar os dados, porém, se esquece de que tais números poderiam ajudar a discutir projetos para melhorar os índices e criar programas para conscientizar a população. Se esquece que tais estatísticas frias e didáticas significam na verdade histórias de acidentes trágicos, vidas interrompidas bruscamente, sonhos desfeitos. Como os de Luciano Romão, de 27 anos, que havia acabado de concluir o 1º semestre da faculdade de Administração e comprar um apartamento no Campo Limpo. Na noite de 5 de julho de 2007, morreu atropelado por um Voyage que passou no sinal vermelho.

Ou os de Fernanda Cristina Pignataro, de 19 anos, que sonhava tanto em virar jogadora profissional de futebol que já planejava se mudar para os Estados Unidos. No dia 4 de agosto de 2007, às 7h45, ela ia para o trabalho de moto quando um carro a fechou. Ela tentou desviar para a esquerda, mas seu capacete enganchou num caminhão que vinha em sentido contrário. Também morreu na hora. Já o ajudante-geral Francisco Marques da Silva, de 16 anos, acenava para seu amigo do outro lado da rua quando uma lotação o atropelou no dia 1º de fevereiro do ano passado na Avenida Raimundo Pereira da Magalhães, em Pirituba. Três números a mais nas estatísticas, três exemplos de histórias interrompidas pelo trânsito de São Paulo.

"Esconder os dados é simplesmente omissão e fere a democracia", diz Horácio Figueira, consultor de trânsito da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet). "Isso precisa estar na internet. Temos de discutir mais essa guerra que acontece diariamente em São Paulo. Temos de mostrar para a sociedade que quem mata e morre no trânsito não são os marcianos, somos nós, eu, você, o pedestre que não olha o farol, o motociclista apressado, o condutor no celular."
Tags: dossiê trânsito, trânsito em SP O que são TAGS?
var keywords = "dossiê trânsito; trânsito em SP";

COMENTÁRIOS
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Comente também
Todos os comentários
Componentes.montarAbaComentarios( editoria, subeditoria, idPagina, GUIDPagina, "sbcontentEstadaoHoje", document.getElementById("linkAbaComentarios") );
Capa de saopaulo
Capa de Cidades
Página Inicial
Componentes.montarLinksNoticia(editoria, nomeeditoria, subeditoria, nomesubeditoria, "ulVejaMais");

Busca
Patrocinado por:

Componentes.montarBusca( editoria, subeditoria, null, "busca" )
Componentes.montarBanner300x250( editoria, subeditoria, idPagina, "")
document.write('');
document.write('');
document.write('');
document.write('');

document.write('');
document.write('');
document.write('');
document.write('');
document.write('');
document.write('');
document.write('');
document.write('');
TAGSdossiê trânsito, trânsito em SP
Componentes.montarTagsNoticia(editoria, subeditoria, idPagina, keywords, "infoTags");
VOCÊ PODE
Enviar por e-mailEnviar por celular-->
Imprimir
Fale com a Redação
X
Comentar
Incluir no Arquivo Virtual
Componentes.montarVocePode(editoria, subeditoria, idPagina, GUIDPagina, "dVocePode");

18:13
Acusado de liderar jogo do bicho no Rio permanece preso
18:07
Em nota, Itamaraty repudia o Pacto Europeu de Imigração
17:45
Lentidão trava Av. dos Bandeirantes e Corredor Norte-Sul
17:16
Menor suspeito de roubar lojas no Itaim-Bibi é preso
16:52
Receita apreende mercadorias ilegais na zona norte de SP
Veja a lista completa
Componentes.montarAbaUltimas(editoria,subeditoria,idPagina,'abacontent');
Componentes.montarLinksPatrocinados(editoria, subeditoria, idPagina, null);

Anúncios Google


Quer comprar um carro?
Confira ótimas dicas para comprar ocarro certo com Zap o Autos.
www.Zap.com.br/Veiculos


Carona Solidária
Congestionamento, trânsito, stresschega! Vá de e-Carona. É gratis.
www.ecarona.com.br


Transporte Solidário
Dá carona ao seu vizinhoGanha R$ 250,00 por mês
www.juntoo.com.br


Baixe Toques Para Celular
Personalize Seu Celular conToques Divertidos. Veja Como!
Toques-Melhores.com/Toques

Fretado Zona Leste

20/09/2008 02:17:13 Metrô de São Paulo é o mais lotado do mundo, aponta estudo !20/09/2008 02:20:06 PREFEITURAS APOSTAM NO FRETAMENTO PARA O TRANSPORTE DE ESTUDANTES20/09/2008 02:19:11 Fretado Mídia20/09/2008 02:23:41 RAZÕES PARA DEIXAR O SEU CARRO EM CASA20/09/2008 02:25:23 SPVIAS lança a campanha “Atenção Motorista, Cansaço Mata!”