sábado, 2 de junho de 2012

'Kassab é um dos piores prefeitos de SP', diz Levy Fidelix


'Kassab é um dos piores prefeitos de SP', diz Levy Fidelix


 
 

'Kassab é um dos piores prefeitos de SP', diz Levy Fidelix
29 de maio de 2012  17h10  atualizado às 17h28

O pré-candidato José Levy Fidelix da Cruz, 62 anos, é fundador do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) . Foto: Fernando Borges/Terra
O pré-candidato José Levy Fidelix da Cruz, 62 anos, é fundador do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB)
Foto: Fernando Borges/Terra
O pré-candidato à Prefeitura de São Paulo, Levy Fidelix (PRTB), não poupou críticas nesta terça-feira ao atual prefeito, Gilberto Kassab, fazendo jus ao principal mote de sua campanha. "Kassab é um dos piores prefeitos de São Paulo", afirmou o candidato em sabatina do R7 e Record News.
A campanha do fundador do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) é conhecida pela oposição à administração de Gilberto Kassab (PSD). Questionado sobre os oito anos da administração do PSDB no município, Fidelix caracterizou-a como um "crime contra a cidade".
Durante a sabatina, Levy Fidelix se apresentou ao eleitorado como um candidato competitivo e que dará muitas dores de cabeça. "Numa eleição não se entra só para ganhar. Devem ganhar também suas ideias", disse. Em relação a um possível apoio ao candidato do PT no segundo turno - o PRTB integra as bases do governo Dilma Roussef -, o político explicou que o alinhamento automático não está garantido. "Nosso programa tem de ser respeitado", esclareceu.
Aerotrem
O aerotrem, ou monotrilho, como se refere o próprio Levy Fidelix, seria feito com referência nos modelos adotados por cidades como Miami, Sidney e Düsseldorf. Inicialmente, o pré-candidato pretende colocar a linha do aerotrem de Santo Amaro até o Rio Tietê, urbanizando 25 km, para depois ampliar o projeto. "Podemos tirar esse trânsito do solo. E no subsolo é muito caro. Em 4 anos, faremos 60 km", projetou.
Pedágio urbano
O caos no trânsito é uma realidade cada vez maior e exigirá soluções viáveis nas plataformas eleitorais dos candidatos. No caso do candidato do PRTB, ele é favorável ao pedágio urbano e à inspeção veicular. "Teremos que adotar. Chegará um tempo em que teremos de restringir a entrada de carros", afirmou. Fidelix citou o pedágio de Londres como um exemplo de sucesso. "São Paulo já tem maturidade suficiente para a população entender que isso é importante", completou.

Chalita diz que gestão Serra/Kassab foi 'muito ruim' para a cidade


Chalita diz que gestão Serra/Kassab foi 'muito ruim' para a cidade


Pré-candidato do PMDB à prefeitura de São Paulo não poupou críticas ao atual prefeito e ao ex-governador

iG São Paulo  - Atualizada às 
O pré-candidato do PMDB à prefeitura de São Paulo, Gabriel Chalita , fez duras críticas nesta quinta-feira ao prefeito Gilberto Kassab (PSD) e ao pré-candidato do PSDB, o ex-governador e ex-prefeitoJosé Serra .
O deputado federal afirmou que a gestão Serra/Kassab foi "muito ruim" para a população. "Não fez um corredor de ônibus, só agora a dívida com o governo federal é paga, há déficit (habitacional) de três milhões de pessoas morando em favela, a saúde está falida e o tempo todo há denúncia de corrupção", disse o pemedebista em sabatina promovida pelo portal R7. 
As queixas, porém, só foram feitas depois de Chalita ser instado a nomear explicitamente os responsáveis por sua crítica. "É um conceito", afirmava, ao se referir apenas à prefeitura e não ao atual e ao ex-prefeito.
Serra foi eleito prefeito de São Paulo em 2004 e assumiu no início de 2005 tendo Kassab como seu vice. Quando o tucano deixou o cargo para concorrer ao governo do Estado em 2006, Kassab assumiu, então, a prefeitura, e acabou vencendo a eleição de 2008, sendo conduzido a mais quatro anos de mandato. O PSD, partido criado pelo prefeito, apoia Serra na disputa de 2012. 
Nas últimas eleições, em 2010, Gabriel Chalita foi o terceiro deputado federal mais votado do País, com 560.022 votos. Ele foi filiado ao PSDB de 1990 a 2009, ao PSB entre 2009 a 2011 e, desde então, está no PMDB – partido que lançou sua pré-candidatura à Prefeitura de São Paulo em abril de 2011. 
Na última pesquisa de intenção de voto do Ibope, o peemedebista apareceu com 6% das intenções de voto, em quinto lugar, atrás de Serra (31%), Celso Russomano, do PRB (16%), Netinho de Paula, do PCdoB (8%) e Soninha Francine (PPS), com 7%. 
Com Valor Online

Kassab vai para a lata de lixo da história?


31 DE MAIO DE 2012, 15:10
ESCRITO POR MARCELOTAS
Sarau do Binho (foto: Alexandre de Maio/ Catraca Livre)

Frequento a Zona Sul de São Paulo há 10 anos. Minha porta de entrada foi aCasa do Zezinho, ONG que há quase duas décadas mostra como é possível criar um modelo de excelência numa das regiões mais abandonadas pelo poder público no Brasil, com certeza no mundo!
Na região que engloba os mega bairros Jardim Ângela, Capão Redondo e Parque Santo Antônio vivem cerca de 1,5 milhões de pessoas. Ali não há cinema, teatro, nem mesmo banca de jornais… A região já teve os índices de criminalidades mais altos do planeta, era o chamado “Triângulo da Morte”.
Ao longo dos últimos anos, com muito esforço, e ajuda praticamente zero- para não dizer ZERO MESMO- do estado, iniciativas de grupos de pessoas transformaram aquele que é o berço do precioso Rap paulistano.
Sem abandonar meu voluntariado na Casa do Zezinho- e a minha devoção, admiração e amor pela sua líder, a Tia Dag- comecei a frequentar outras quebradas sociais na Zona Sul: o Cieja (da Tia Êda), a Viela Dos Livros (do grafiteiro Buiú), entre outros. E como numa internet de carne e osso, você vai conhecendo outras figuras incríveis que desenvolvem seu trabalho a duríssimas penas.
Recentemente, passei a acompanhar o Sarau do Binho, um espaço precioso que cumpre o papel de levar diversão, cultura, reflexão e convivência, um oásis no deserto de cultura e espaços públicos que é a Zona Sul.
Agora, sou surpreendido com a notícia que a Sub-prefeitura, em nome do prefeito Gilberto Kassab, vai mandar fechar o “Sarau do Binho”. É o mesmo lenga-lenga de sempre. Alegam que o zoneamento não permitem esse tipo de atividade.
Espero que tudo seja um equívoco da Sub-Prefeitura e seja imediatamente reparado. Sob pena de Gilberto Kassab ter sua passagem pela prefeitura de São Paulo, por conta dessa atitude absolutamente inadmissível contra quem promove cultura na Zona Sul, ser destinada à lata do lixo da história da cidade de São Paulo.
Viva o Sarau do Binho e todos os manos e manas que constrem e mantem a cultura da periferia na Zona Sul de São Paulo. Foi com eles que aprendi a conhecer de forma mais completa e rica a cidade que eu amo e vivo.

Haddad promete novos corredores de ônibus em SP


gência Estado
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O pré-candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, afirmou nesta segunda-feira que planeja construir corredores de ônibus nas avenidas 23 de Maio, Brasil e Celso Garcia, caso seja eleito nas eleições de outubro deste ano. O ex-ministro da Educação citou as três avenidas quando provocado, após um seminário sobre mobilidade urbana na Assembleia Legislativa, a dizer duas ou três vias da cidade onde pretende instalar parte dos 200 quilômetros de corredor de ônibus que promete fazer em um eventual mandato.
"O nosso plano já previa 23 de Maio, Brasil, Celso Garcia, (e essas) são algumas das quais eu poderia citar. Algumas dependem de duplicação de vias, mas a Celso Garcia, por exemplo, nós poderíamos estender mesmo antes de duplicar, da Marechal Tito poderíamos chegar a São Miguel com poucos investimentos", disse, referindo-se às vias da zona leste da capital paulista.
Sobre a 23 de Maio, ele comentou: "Veja bem, a 23 de Maio passa do aeroporto praticamente sem semáforos, só lá em cima talvez você tenha que fazer alguma passagem de nível ou algum outro tipo de arranjo para chegar até Interlagos". Segundo Haddad, "o plano estava montado e foi abandonado", referindo-se ao projeto feito pela gestão da ex-prefeita e hoje senadora pelo PT Marta Suplicy e que previa cerca de 200 quilômetros novos de corredores na cidade.

"Precisamos dar um jeito no metrô de São Paulo", alerta Haddad


"Precisamos dar um jeito no metrô de São Paulo",
alerta Haddad

Pré-candidato do PT a prefeito critica ritmo de expansão do transporte na capital
Fernando HaddadEduardo Enomoto/R7
O candidato do PT à Prefeitura de São Paulo se apresenta como o "prefeito 24 horas" que a cidade precisa

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O pré-candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, apontoinvestimento no transporte público como a solução para o trânsito caótico na capital paulista. O ex-ministro da Educação participou nesta quinta-feira (31) da sabatina do R7 e da Record News.
Na avaliação de Haddad, o ritmo de expansão na construção do metrô tem sido bastante lento nos últimos dois anos.
— As obras da Linha-6 ainda não começaram. No caso da Linha-5, houve um grave problema na licitação. Precisamos dar um jeito no metrô!
O pré-candidato também planeja melhorar os corredores de ônibus de São Paulo. Com um sistema de metrô e ônibus melhor, será possível desafogar o tráfego, na avaliação do pré-candidato.
Investimentos na zona leste
Faz parte do plano de campanha de Fernando Haddad conceder incentivos para empresas se instalarem na zona leste de São Paulo.
O pré-candidato do PT estuda reduções na alíquota de impostos dos empreendedores, estimulando a formação de polos tecnológicos e industriais em bairros-dormitórios dentro da capital paulista.
Críticas a Kassab e Serra
Fernando Haddad fez severas críticas à administração do PSDB e do DEM na capital paulista.
— São Paulo precisa de um prefeito 24 horas. Nós não temos um prefeito 24 horas hoje.
Apesar do flerte de seu partido com o prefeito Gilberto Kassab, no início do ano, Haddad descartou qualquer interesse dele em uma aliança com o PSD, partido de Kassab.
— Nós [Kassab e PT] não temos a mesma visão de cidade.
Haddad versus Chalita
Haddad buscou se diferenciar do pré-candidato Gabriel Chalita (PMDB), também sabatinado pelo R7 e pela Record News nesta quinta. Os dois têm vários pontos em comum, como a experiência na área de educação pública. Ambos também dizem que têm o apoio da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Lula.
— Cada um tem a sua história. Eu fiquei seis anos e meio no Ministério da Educação, período em que tivemos a maior expansão das universidades públicas do Brasil. Também criamos um milhão de vagas no Programa Universidade para Todos (ProUni).
Assista ao vídeo:

SP bate recorde histórico de trânsito com 295 km



Por Priscila Trindade
São Paulo - A capital paulista bateu o recorde histórico de trânsito no período da tarde às 19 horas desta sexta-feira com 295 km de vias congestionadas. O recorde anterior foi registrado no dia 10 de junho de 2009, com 293 km. Às 18h30 desta sexta, a cidade havia registrado 282 km, superando o recorde anual do período da tarde - às 19 horas do dia 11 de abril a medição da CET apontou 225 km de morosidade.
Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a marca de hoje é reflexo do acidente que interditou a faixa central da Marginal do Tietê, do excesso de veículos e da chuva que atinge a cidade.
Por volta das 12h30, uma colisão entre uma carreta, um carro e uma motocicleta causou o bloqueio da pista central da Marginal do Tietê, na altura da Ponte Vila Guilherme, no sentido Ayrton Senna. Uma pessoa ficou ferida no acidente. Um desvio foi montado pela pista expressa. A pista foi liberada às 15h56.

Greve no metrô suspende rodízio de veículos em SP


A Secretaria Municipal de Transportes suspendeu o rodízio de veículos de São Paulo nesta quarta-feira por conta da greve no metrô na CPTM. Hoje estariam impedidos de circular os veículos com placas de final 5 e 6 das 7h às 10h e das 17h às 20h.

Segundo a secretaria, continuam valendo normalmente as restrições a caminhões e aos ônibus fretados. O sistema de estacionamento Zona Azul também está mantido.

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) implantou um plano operacional com o objetivo de minimizar os impactos ao trânsito e à mobilidade nos principais corredores, com ênfase naqueles que dão acesso às estações do metrô.

A SPTrans (empresa que gerencia o transporte), acionou o Paese (Plano de Atendimento entre Empresas de Transporte em Situação de Emergência), com ônibus gratuitos para atender os usuários do metrô.

Além disso, algumas linhas que operam com destino às estações de metrô foram estendidas até a região central.

Com a greve, o sistema de ônibus ficou sobrecarregado e os ônibus deixavam os pontos superlotados por volta das 7h20.

GREVE

Durante assembleia realizada na noite de ontem (22), os metroviários decidiram entrar em greve a partir da 0h, por tempo indeterminado.

A greve faz com que as linhas 1-azul, 2-verde e 3-vermelha operem parcialmente. As linhas 5-lilás e 4-amarela ocorrem normalmente, segundo o Metrô.

Por volta das 7h20, a linha 1-azul opera entre as estações Ana Rosa e Luz, a linha 2-verde opera entre a Ana Rosa e Clínicas, e a linha 3-vermelha funciona entre as estações Bresser-Mooca e Santa Cecília.

Em dias normais, o metrô atende 3,7 milhões de passageiros por dia.

Uma nova assembleia está marcada para as 12h desta quarta.

Os funcionários das linhas 11-coral e 12-safira da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) também aderiram ao movimento e pararam a partir da 0h.

As duas linhas ligam o centro de São Paulo a cidades da região metropolitana, passando pela zona leste. As demais linhas da CPTM funcionam normalmente, segundo a empresa.

Câmara sedia debate sobre regularização do transporte fretado


or: Assessoria de Imprensa Câmara Municipal da Estância de Atibaia
Autor da proposta que gerou a primeira lei voltada para a regulamentação do serviço de transporte seletivo (por vans) em Atibaia, o vereador Saulo Pedroso de Souza, presidente da Câmara de Atibaia, abriu as portas do Legislativo para uma nova discussão da categoria: a regulamentação do transporte fretado.
A reunião, realizada na noite do dia 25 de abril, reuniu proprietários e empresas locadoras de vans da região, sob a coordenação do Sindicato das Empresas de Transporte, Locação e Fretamento de Micro-ônibus do Estado de São Paulo (SETLOFEMESP), que luta há anos pelo direito constitucional do trabalho e regulamentação do transporte fretado por vans no estado de São Paulo. 

Participaram da reunião o presidente do sindicato, Edson Luiz da Rocha – que conduziu os trabalhos - Morais Rezende, Mércia Molisani e Willy Sergio Stefan, também integrantes do sindicato, e Edilson Machado de Oliveira, representante da Polícia Militar do Estado de São Paulo, que também apoia o movimento.
O objetivo é criar uma sub-sede do sindicato na região bragantina, de forma a regulamentar o serviço também na região e fortalecer o movimento em prol da regularização. Segundo a advogada Mércia Molisani, integrante do sindicato, existe uma lei que regula as vans escolares e micro-ônibus, mas a mesma não abrange quem trabalha com fretamento. 

O Sindicato já apresentou uma proposta para a elaboração de um Decreto Lei, que foi entregue ao governador Geraldo Alckmin, e agora aguarda a sua aprovação. 

“Eu acredito que todo serviço oferecido para a população, especialmente os já consolidados na sociedade, como o transporte seletivo, devam ser regulamentados. A regulamentação, que envolve sua total legalização perante o poder público e órgãos fiscalizadores, contribui para melhores condições de trabalho para a categoria e, principalmente, para a melhoria da qualidade dos serviços, trazendo mais segurança e conforto para o consumidor”, comentou o presidente Saulo. 

A assessoria do vereador Josué Luiz de Oliveira, Dedel, também participou da reunião, como representante do deputado estadual Edmir Chedid.