quinta-feira, 18 de setembro de 2008

RAZÕES PARA DEIXAR O SEU CARRO EM CASA

Quando foi a última vez que tiramos o nosso carro da garagem e conseguimos transitar nas ruas e avenidas dos grandes centros urbanos sem trânsito? Será que somos capazes de lembrar quando foi a última vez que tiramos o nosso carro da garagem e conseguimos transitar nas ruas e avenidas dos grandes centros urbanos sem trânsito ou grandes congestionamentos? Com exceção dos finais de semana e feriados, e olhe lá. É parece meio difícil de obter uma rápida resposta.A cada dia, mais motoristas são obrigados a deixar o carro em casa. Muitas vezes, por imposições, como o rodízio de veículos nos grandes centros urbanos, sem a ação, seria impossível trafegar nas cidades onde é pesado o número de veículos a engarrafar o trânsito. Ou ainda por razões sociais e ambientais, como o “Dia Mundial Sem Carro”, que ocorreu em 22 de setembro em todo o mundo, vislumbrando a diminuição da poluição.Quando saímos mais cedo de casa, ao volante de nossos automóveis, já sabemos de antemão que retornaremos mais tarde, e com isso nos ausentaremos do convívio familiar por mais tempo; teremos mais desgaste físico ou emocional, dentre outros fatores.Na verdade, essas são algumas características que já fazem parte da vida dos moradores dos grandes centros, os quais optam pela utilização do transporte particular para não fazer uso do público, que também apresenta condições precárias e é indisponível para todos.Só o Metrô de São Paulo transporta diariamente mais de 3 milhões de usuários nos dias úteis. Usar os veículos particulares, embora comprometa muito o tráfego ainda colabora para amenizar a situação caótica dos metrôs e dos coletivos comuns, já que seria impossível a utilização desse tipo de transporte para todos. É notório que não atendem com comodidade a demanda dos usuários existentes.O que fazer se usar os coletivos tradicionais ou trafegar com o carro particular está cada vez mais difícil? Se formos usar transporte público ficamos à mercê de diversos fatores negativos, como os atrasos, hiper-lotação, desconforto, entre outras coisas. E para dirigir nossos próprios veículos, precisamos estar atentos à segurança; aos estacionamentos, que estão cada vez mais caros; o aumento gradual do combustível; o desgaste natural do veículo ou induzido pelas más condições das vias. Ainda temos que nos preocupar com as possíveis infrações de trânsito.É nesse panorama de degradação do transporte público, talvez pela falta de verbas suficientes para a melhoria, e da dificuldade em dirigir nossos próprios carros, que estes deverão cada vez mais fazer jus ao nome: carro de passeio.A saída é a utilização do transporte por fretamento, seja por pessoa física ou jurídica. Ao contrário do sistema público, o fretamento é um serviço privado que opera segundo as leis e normas vigentes de operação e segurança, ditadas por cinco órgãos diferentes de legislação e fiscalização. Nos grandes centros urbanos, o aumento crescente de problemas no trânsito e a precariedade do transporte público consolidam, cada vez mais, esse tipo de transporte como um serviço indispensável. Só na cidade de São Paulo, o serviço de transporte de passageiros por ônibus de fretamento já transporta, 560 mil pessoas diariamente.O fretamento para o transporte de passageiros surgiu no final da década de 50, no ABC paulista, fomentado pela forte industrialização da região. O fretamento é destinado à condução de grupo definido de pessoas, com contrato específico, sem cobrança individual de passagens, em duas modalidades: Fretamento contínuo que serve, principalmente, ao transporte de passageiros para indústrias, shoppings centers, executivos, escolas, universidades e zona rural, é prestado a pessoas jurídicas, para um número preestabelecido de viagens. Já o Fretamento eventual, pode ser contratado por pessoas ou grupos para a realização de uma viagem com finalidade específica ou turística como excursões, turismo, traslados entre hotéis e aeroportos, city tours, passeios culturais, dentre outros eventos.Nos dias atuais, o transporte de passageiros por fretamento tornou-se uma alternativa indispensável para os habitantes das grandes metrópoles seja em rotas curtas de trabalho e estudo ou nas viagens de turismo.Se formos comparar a comodidade, a tranqüilidade e a segurança oferecidas pelo transporte por fretamento em relação aos outros meios, vamos constatar que o mais viável é deixar carro em casa, já que carros nos grandes centros são realmente veículos de passeio.* Silvio Tamelini, é formado em Relações Públicas e Administração, empresário no ramo de transporte de passageiros e presidente do Transfretur – Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros e para Turismo de São Paulo e Região (www.transfretur.org.br ) e-mail: linktransfretur@linkportal.com.br

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