quarta-feira, 23 de maio de 2012

Greve no Metrô de São Paulo nesta quarta-feira. Greve CPTM. Greve de ônibus em Salvador



Greve Metrô
Greve no Metrô. Sindicato em assembléia com metroviários decide pela greve a partir desta quarta-feira, dia 23 de maio. Justiça determinou que categoria não abra as catracas para a população usar o sistema de graça como forma de protesto e que nos horários de pico 100% das composições operem e 85% nas demais horas. Foto: Metrô em Foco.
Greve do Metrô: Termina sem acordo audiência entre empresa e metroviários de São Paulo
Justiça determinou frota de 100% nos horários de pico e 85% nas demais horas. Os metroviários também estão proibidos de liberarem as catracas para a população
ADAMO BAZANI – CBN
Terminou sem acordo a reunião entre o Sindicato dos Metroviários e a Companhia do Metrô de São Paulo no Tribunal Regional do Trabalho. Após assembléia, realizada na noite desta terça-feira, os metroviários de São Paulo decidiram entrar em greve nesta quarta-feira, dia 23 de maio de 2012.
Para garantir que os cerca de 3 milhões e 700 mil passageiros que usam as cinco linhas de metrô por dia em São Paulo não sejam tão prejudicados, logo após o fim da reunião, a Justiça do Trabalho determinou que em caso de realização da greve, sejam colocados em operação percentuais mínimos de composições em funcionamento:
- 100% dos trens nos horários de pico, das 5 horas da manhã às 9 horas da manhã e das 17 horas às 20 horas.
- 85% das composições nos demais horários.
CATRACA LIVRE É PROIBIDA:
A Justiça de São Paulo também proibiu que os metroviários, em forma de protesto, liberem as catracas, não cobrando as passagens nas estações do sistema.
Essa seria uma das alternativas de protesto dos metroviários para não paralisarem os serviços.
SINDICATO DEVE SER MULTADO:
Em caso de descumprimento das determinações de frota mínima e da proibição de liberação das catracas, o Tribunal Regional do Trabalho estipulou multa de R$ 100 mil por dia.
REIVINDICAÇÕES:
Entre as principais reivindicações dos funcionários do Metrô de São Paulo estão:
- Reajuste salarial de 5,13% como reposição de perdas inflacionárias
- Aumento real de salários de 14,99%
- Reajuste no Vale-Refeição de 23,44%
- Vale-Alimentação de R$ 280,45
- Jornada semanal de 36 horas.
- Plano de Saúde para Aposentados
O Metrô ofereceu:
- Reajuste Salarial de 4,15%
- Aumento real de salários de 0,5%
- Reajuste de 4,15% para o vale-alimentação, vale-refeição e auxílio-creche.
LINHA 4 AMARELA DEVE FUNCIONAR NORMALMENTE
Apenas a linha 4 Amarela (Butantã- Luz) que pertence a uma empresa particular, o Consórcio ViaAmarela, deve funcionar sem restrições.
RODÍZIO SUSPENSO:
Por conta da greve do metrô, a CET – Companhia de Engenharia de Tráfego – suspendeu o rodízio municipal de veículos. Estariam proibidos de circular nos horários de pico na cidade de São Paulo os carros com placas de finais 5 e 6.
GREVE DE TRENS DA CPTM DAS LINHAS 11 E 12
greve CPTM
Linhas 11 e 12 da CPTM também devem parar nesta quarta-feira. Os ferroviários são dividos em três sindicatos. O que representa os trabalhadores destas linhas decidiu pela paralisação

Nenhum comentário: