terça-feira, 12 de junho de 2012

Excesso de barulho lidera queixas na CPTM




Passageiros reclamam de aparelhos eletrônicos e de gente que fala alto ao celular, mostra levantamento.
Publicado Terça-Feira, 12 de Junho de 2012, às 09:07 | Band / Do Metro SP
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Foto: Edno Luan/ Futura Press


O barulho é o principal motivo de reclamação dos passageiros que utilizam os trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Levantamento realizado pela empresa revela que, em 2011, a poluição sonora gerou 4.620 queixas por mensagens de celular (SMS) ou ligações para a central de atendimento da companhia estadual.

Segundo a pesquisa, o volume elevado de aparelhos sonoros e falar alto ao celular são os principais problemas dentro das composições da CPTM.  Em segundo lugar, aparece o comportamento inadequado de passageiros com 2.879 queixas. O uso indevido de assentos reservados é a principal causa das denúncias ligadas ao comportamento  de quem utiliza os trens.

No total, foram 17.045 denúncias de usuários da CPTM durante o ano passado. O número é 98% maior do que o registrado em2010, quando 8.601 casos chegaram à empresa.

Com relação aos canais de reclamação, o uso da mensagem de texto passou de 228 registros, em 2008, para 16.489 no ano passado. Já as ligações passaram de 31 para 556 no mesmo período. Para fazer uma denúncia, o passageiro pode enviar um sms para o número 7150-4949 ou ligar para o 0800-055-0121.

Lentidão

Os trens da linha 9-Esmeralda  circularam ontem com atraso por cerca de uma hora devido a uma nova falha no sistema de energia. O problema, detectado às 11h30, só foi solucionado às 12h30. Desde janeiro, a linha registra falhas seguidas. Em março, o  ramal ficou fechado aos domingos para obras de manutenção.

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